terça-feira, 29 de junho de 2010

PEDÁGIO URBANO



Foto: Blog Reporter Agnaldo Vieira


Você já imaginou retirar o seu carro da garagem e instantaneamente ser rastreado via satélite para ser cobrado km a km do seu deslocamento no perímetro da cidade? – Pois essa é a medida que a Holanda vai fazer a fim de reduzir os congestionamentos. País exemplar na adoção e incentivo aos transportes alternativos como a bicicleta, pretende seguir o exemplo de Londres, onde o pedágio urbano já é cobrado desde 2003, com significativos resultados.
Pensar que seria muito cedo para adotar essa prática aqui no Brasil, é bom lembrar que Singapura implantou o pedágio em 1975 e obteve 40% de redução nos congestionamentos.
Muitas cidades brasileiras estão perdendo a oportunidade de ao menos estudar essa possibilidade, uma vez que os seus resultados tendem a ser muito positivos para a mobilidade urbana, pois o dinheiro arrecadado pode se reverter em melhorias para o transporte coletivo e alternativo em detrimento do transporte individual.
O conforto de se sair de casa a quatro rodas, ar-condicionado, cem cavalos, seis metros quadrados, cinco lugares e um ocupante terá de ter o seu preço, que deverá ser muito maior que a soma da prestação do financiamento, o combustível, o óleo, a manutenção, pneus, limpeza, seguro e IPVA.


Fonte: Editado a partir de VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário